Vinhedo - Segunda-Feira, 22 de Maio de 2017 - Hora:15:42

Prefeitura de Vinhedo vacina mais de 9 mil pessoas contra a febre amarela em quatro dias

Somente neste ano, já são mais de 17 mil moradores imunizados na cidade contra a doença

 


Nos primeiros quatro dias de vacinação em massa contra a febre amarela em Vinhedo, foram imunizadas 9.042 pessoas em sete unidades de Saúde do município. A vacinação, que ocorre também nesta sexta-feira e prosseguirá por período indeterminado, vem ocorrendo de forma planejada, organizada e tranquila.

 

“Temos uma população ordeira e o nosso sistema de Saúde é organizado. As pessoas estão indo com tranquilidade aos postos de Saúde e tomando a vacina. Ao término desta semana, certamente teremos vacinado mais de 10 mil pessoas em poucos dias, o que mostra a capacidade de organização dos nossos profissionais”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

 

Nestes quatro dias, foram 3.164 imunizações na UBS Planalto, 2.620 na Policlínica, 820 no Centro Médico, 785 na UBS da Vila João XXIII, 651 na UBS Três Irmãos, 558 na UBS Von Zuben e 444 na UBS Casa Verde.

 

Agora, somente em 2017, já são mais de 17.200 pessoas vacinadas contra a febre amarela em Vinhedo. Já quando analisado o período de 2000 para cá, esse número passa de 59.500 pessoas

 

Vinhedo passou a vacinar todos os moradores seguindo uma orientação da Secretaria do Estado após a confirmação de um caso positivo da doença em primata encontrado morto no município no dia 27 de abril. Na segunda-feira, 15, foi confirmado mais um registro da doença em macaco na cidade.

 

O primeiro caso, confirmado na última quinta-feira, 11, foi de um Bugio encontrado morto na região do Bairro Caixa D’Água no dia 27 de abril. Já o caso confirmado nesta semana é de um macaco da mesma espécie que foi encontrado morto no dia 29 de abril na região do Paiol Velho. Os resultados foram emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz.

 

É importante destacar que os primatas não transmitem a doença, mas a contaminação deles confirma que o vírus da febre amarela está circulando pela área rural de Vinhedo.

 

Vinhedo não tem registro de febre amarela em humanos nos últimos 30 anos, porém, desde a confirmação do 1° caso de contaminação em macaco, o município passou a ser considerado pelo Estado como área de recomendação de vacinação.

 

A vacinação está sendo realizada em todas as UBSs da cidade (Jd. Von Zuben, Vila João XXIII, Três Irmãos, Casa Verde e Centro Médico), das 9h às 16h, e na UBS Planalto e na Policlínica da Capela, até às 19h. A vacinação é por ordem de chegada.

 

Nas UBSs menores, onde o atendimento vai até às 16h, o limite médio diário é de aproximadamente 200 vacinas por dia e na Planalto e na Policlínica, com atendimento até às 19h, de 500. É importante que quem tenha a carteirinha de vacinação apresente o documento.

 

 

EM Abel Maria Torres, no Caixa D’Água, terá posto de vacinação no fim de semana

 

Neste sábado, 20, e no domingo, 21, a Prefeitura de Vinhedo intensificará as ações de vacinação na área onde foi encontrado o primeiro macaco com caso positivo, com a disponibilização de um posto de vacinação na Escola Municipal Abel Maria Torres, no Bairro Caixa D’Água, das 9h às 16h.

 

Além disso, desde o dia 11, a equipe Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, juntamente com agentes da Saúde do Estado e do Governo Federal, está percorrendo a região do Bairro Caixa D’Água com o objetivo de fazer um mapeamento das famílias de Bugios pra verificar se há mais primatas contaminados com a doença. Esse trabalho será estendido para a região do Paiol Velho.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web