Vinhedo - Quarta-Feira, 29 de Julho de 2015 - Hora:08:58

Prefeitura lança na próxima semana Campanha Vinhedo Sempre Limpa

Cidade foi dividida em 11 regiões sendo a Capela a primeira a receber a ação de limpeza

A Prefeitura de Vinhedo, numa grande campanha envolvendo diversas secretarias municipais, inicia na próxima semana um novo mutirão de limpeza em toda a cidade. Intitulada Vinhedo Sempre Limpa, a operação foi apresentada pelo prefeito Jaime Cruz na semana aos secretários envolvidos e é composta por diversas ações integradas das secretarias municipais com objetivo de trabalhar a limpeza em diversos bairros da cidade e, principalmente, conscientizar a população sobre o destarte correto de lixo, a importância da reciclagem e o combate preventivo à dengue.

 

Participaram da reunião no gabinete os secretários municipais de Governo, José Pedro Cahun; Serviços, Geraldo Rodrigues Frois; da Saúde, José Luís Bernegossi; Administração, Adriano Corazzari; Educação, Claudineia Vendeamitti Serafim; Meio Ambiente e Urbanismo, Gilberto Lorenzon; e Renato Shishido, diretor da Secretaria de Obras.

 

Nos bairros, serão executados trabalhos de melhorias e limpeza simultaneamente, como retirada de poda e entulho de construção; móveis inutilizáveis que serão retirados pelo caminhão cata bagulho; coleta de lixo eletrônico como pilhas, baterias, monitores, entre outros; corte de mato; pintura de guias e sarjetas; varrição de ruas em praças públicas; operação tapa-buracos; instalação de placas educativas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo”; troca de lâmpadas em iluminações públicas; remoção de material inerte, entrega de folhetos informativos do meio ambiente e da saúde, além de levar às residenciais informações corretas de como eliminar possíveis criadouros da dengue e vistoria em áreas externas para identificação.

 

A população poderá deixar entulhos e objetos inservíveis nas calçadas para serem retirados pela equipe cata-bagulho da Prefeitura, nos dias correspondentes à campanha no bairro.

 

Para a realização da campanha a cidade foi dividida em 11 regiões e terá início na primeira semana de agosto nos bairros da região da Capela (veja cronograma abaixo).

 

“Esta ação vai contribuir, ainda mais, para mantermos a qualidade de vida de Vinhedo, cidade considerada hoje a 13ª melhor do Brasil pelo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano - do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Com ajuda da população podemos manter esta conquista por muito tempo e ainda caminharmos para melhorarmos ações específicas como o combate à dengue, por exemplo, que se tornou uma questão de saúde pública”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

 

Luvas amarelas

Uma ampla campanha de publicidade também estará nas ruas para envolver a população nesta operação. Além de Totens e Outdoors, folhetos explicativos serão distribuídos na residência da população.

 

Para registrar a campanha todos os trabalhadores estarão usando luvas amarelas. As luvas são a marca da campanha e representam que a mesma estará sendo desenvolvida no determinado bairro. 

 

 

            Ações permanentes de combate à dengue

Não apenas no período da operação Vinhedo Sempre Limpa, mas ações de combate à dengue são permanentes do município, durante todo o ano. A visita dos agentes de saúde nas residências de Vinhedo ocorre pelo menos duas vezes ao ano, com entrega de folhetos informativos. A Secretaria de Saúde, por meio de sua equipe de zoonoses, intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade, com visitas a cada 15 dias em locais em que há grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas e alguns prédios públicos.

 

Já as operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.

 

Por meio de decreto, a Prefeitura também executa medidas emergenciais, entre elas autoriza a entrada de funcionários municiais em propriedades particulares para limpeza e combate ao foco da doença, com posterior cobrança do proprietário que deixou de cumprir a sua obrigação de manter o local limpo. A partir da indicação da Secretaria da Saúde, a Secretaria de Serviços Municipais desloca uma equipe de limpeza no local para eliminar os criadouros de dengue.

 

Pelo Decreto, em caso de imóveis com possíveis focos de dengue pela ausência de limpeza ou com a presença de entulho, os agentes de saúde solicitam ao morador o processo de limpeza e a retirada do entulho imediata. Não sendo atendida a solicitação o município efetuará o serviço e promoverá a cobrança de eventuais despesas, na forma do Decreto Municipal 273/2014. O valor será calculado de acordo com a metragem da área.

 

Para o prefeito Jaime Cruz é importante realizar antecipadamente as ações de combate à dengue, como medida preventiva. “Pensamos em dengue o ano inteiro. Estas medidas de limpeza e eliminação de focos serão importantes para a chegada do verão, quando aumentam os índices de doença, em função do clima. As ações realizadas agora com certeza irão repercutir positivamente no futuro”, explicou o prefeito Jaime Cruz.

 

A população pode colaborar informando ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde ocorrências sobre a dengue pelo telefone 3886-6600.

 

 

Bairro

Período

Altos do Morumbi, Vida Nova I, Jardim Eldorado, Vila Savian, Vila Garcês, Vila São José, Vida Nova II, Jardim São Carlos, Jardim Santa Rosa, Jardim Nova Palmares, Santo Antônio, Monte Verde

3 a 7 de agosto

Santa Fé, Caixa D´Água, Canjaranas, Parque Floresta, Chácaras do Lago,

Morada da Lua, Mirante, Observatório, Jardim Melle, parque Florence, Jardim Eliza, Jardim Miriam

10 a 14 de agosto

Jardim Santa Claudina, Arco-íris, Três Irmãos, Nova Vinhedo, Vila Milanês, Nova Era

17 a 21 de agosto

São Thomé, Vila Santana, Vila Lorenzon, Vila Pompeia

Vila João XXIII, Vila Junqueira, Bosque, Parque Iolanda, Panorama, Jardim Nova Canudos

24 a 28 de agosto

Vila Renascer, Colinas San Diego, Jardim Ferragut, Jardim Primavera, Jardim Brasil, Jardim Itália, Jardim Alba, Jardim Junco

31 de agosto a 4 de setembro

Estância das Flores, Vila Cascais, Vila Gallo, Jardim Flora, Pinheirinho, Vila Planalto

31 de agosto a 4 de setembro

Jardim Florido, Santa Cândida, Vida Nova 3, Jardim Bela Vista 1 e 2, Parque Paineiras, Bosque da Capela, Jardim Von Zuben

14 a 18 de setembro

São Matheus, Nova Vinhedo, Aquários, Estrada da Boiada, Casa Verde, Vista Alegre, São Bento, Bosque das Araras

21 a 25 e setembro

Barra Funda, Centro

28 de setembro a 2 de outubro

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web