Vinhedo - Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2018 - Hora:09:32

Vinhedo promove campanha de conscientização e orientação sobre a hanseníase

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo dia 19, sexta-feira, na Praça Sant’Ana, uma ação de conscientização sobre a hanseníase.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando sequelas, caso não seja tratada precocemente. É transmitida de pessoa para pessoa através de secreções das vias respiratórias (nariz e boca) e de um contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento.

 

A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva anos para apresentar os sintomas. A hanseníase causa deformidades físicas que podem ser evitadas com diagnóstico da doença no início.

 

O diagnóstico de hanseníase envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação de força motora, entre outros. O exame laboratorial para medir a quantidade de bacilos também é recomendado. É simples e oferecido na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo, com coleta na Unidade Básica de Saúde da Casa Verde, após apresentação do pedido médico.

 

O tratamento da hanseníase é oferecido gratuitamente na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo. Na Unidade Básica de Saúde da Casa Verde, onde funciona o SAE – Serviço de Assistência Especializada – o paciente recebe acompanhamento médico especializado.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web