Vinhedo - Sexta-Feira, 18 de Maio de 2018 - Hora:09:13

Vinhedo prossegue com imunização contra a gripe em todas as salas de vacinação até o final do mês

Calendário e público-alvo são definidos pelo Ministério da Saúde; até esta quarta-feira, o índice de cobertura estava em 59%, sendo que a meta é 90%

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, continua com as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica.

 

Conforme definido pelo Governo Federal, a vacinação tem um público-alvo específico: profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.

 

Em Vinhedo, a Prefeitura disponibiliza a imunização em todas as UBSs (Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben) das 9h às 16h. No Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela, o horário de atendimento é das 9h às 19h.

 

No último sábado, 12, no Dia D da Campanha, a Prefeitura de Vinhedo realizou a vacinação durante todo o dia na UBS Planalto e na Policlínica da Capela. Além disso, equipes volantes imunizaram pacientes acamados em suas casas, mediante agendamento prévio realizado por familiares.

 

A meta do Ministério da Saúde é que os municípios vacinem 90% do público-alvo, que em Vinhedo é estimado em 14.667 pessoas, sendo que até esta quarta-feira, 16, o índice de cobertura na cidade era de 59%, com 8.698 pessoas imunizadas. Ainda dentro do público-alvo da campanha, há um grupo (professores, portadores de doenças crônicas e outros grupos sem comorbidade) para o qual não é possível estabelecer meta. Neste grupo, 1873 pessoas já foram vacinadas, somando 10.571 ao todo.

 

Vale destacar que, se não houver prorrogação por parte do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional termina no dia 1º de junho, porém, por conta do feriado do dia 31 de maio, em muitas cidades, como Vinhedo, será ponto facultativo no dia 1º de junho, de forma que a vacinação irá até 30 de maio.

 

Prevenção

A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contraindicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenham apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.

 

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

 

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.

 

Serviço

 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Período: 23 de abril a 30 de maio (o calendário nacional prevê o término em 1º de junho, mas nesta data é ponto facultativo)

 

Público-alvo da campanha

 

Profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.

 

Horário

 

De segunda a sexta-feira: das 9h às 16h nas UBS Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, e das 9h às 19h no Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela

 

Mais informações: 3876-6777 e 3886-6300

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web