Vinhedo - Sexta-Feira, 08 de Maio de 2015 - Hora:14:24

A Comissão de Assuntos Relevantes da água de Vinhedo visita Sanasa

Vereadores se reuniram com a diretoria técnica em busca de soluções para a crise hídrica na cidade

A Comissão de Assuntos Relevantes da água de Vinhedo, dando prosseguimento aos trabalhos se reuniu na última terça-feira (05/05) com a direção técnica da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA).

 A reunião aconteceu na sede da Sanasa em Campinas, e teve a participação do presidente da Comissão, vereador Rodrigo Paixão (PSOL), acompanhado dos vereadores Valdir Barreto (PSOL), Hamilton Port (PROS), Dr. Alexandre Viola (representado pelo Assessor Dr. Alessandro Marcel Bertinato). Eles foram recebidos pelo o diretor técnico Marco Antônio dos Santos e o consultor operacional Paulo Roberto Szeligowski Tinel.

Foi apresentado à comissão alguns planejamentos para que Campinas e região não sofra com a falta de água durante a crise hídrica, se continuar a estiagem que atinge o estado desde o ano passado.

Segundo o consultor operacional “é preciso de obras de infraestrutura para que a seca não chegue”, e sugeriu para que futuramente Vinhedo capte água do Rio Atibaia.

Construção de Represas

Em 2014 o governo estadual prometeu a construção de duas represas, a de Pedreira e de Amparo, com 46 hectômetros cúbicos. O sistema adutor foi projetado pelo DAEE, e terá um sistema de transposição que além de abastecer Campinas, poderá atender a região, diminuindo a dependência do Sistema Cantareira, mas por enquanto a verba não foi liberada.

 

A Sanasa também estuda um projeto para a construção de um reservatório, com capacidade para 24 hectômetros cúbicos.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti, também presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), tem se mobilizado solicitando o aumento do limite de água retirado do Sistema Cantareira, para as bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

RIO CAPIVARI

O Rio Capivari que abastece a cidade de Vinhedo, foi umas das pautas, a Sanasa garantiu que 100% do esgoto despejado por Campinas no Rio é tratado. Informou também, que o Rio secou em sua extensão abaixo de Campinas, durante a crise hídrica no ano passado e que tem uma importância muito grande para a cidade de Vinhedo.

 

A Sanasa sinalizou alguns pontos à Comissão, que em breve serão discutidos com a CETESB, DAEE, PCJ e outros órgãos. Ficou acordada entre a Comissão e a Sanasa, uma visita técnica na estação de captação.

A Comissão já se reunião com a Secretária de Água e Esgoto de Louveira e com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web