Jundiaí - Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 - Hora:10:08

Câmara de Jundiaí discute aumento em número de cadeiras

Com 19 vereadores, Casa de Leis pode ter até 23 pelo tamanho de Jundiaí - 397 mil

Vereadores de Jundiaí devem discutir, no segundo semestre deste ano, a possibilidade de aumento no número de cadeiras da Câmara Municipal para a disputa das próximas eleições. Por determinação da Constituição, o município pode ter até 23 parlamentares diante da população atual - 397 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado.

 

Atualmente, há 19 vereadores eleitos. O último aumento foi aprovado antes das eleições de 2012, quando eram só 16. Conforme checou a reportagem, não houve, até o momento, conversas oficiais entre os vereadores sobre o aumento de cadeiras, mas o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo (PTB), afirma que este é um assunto a ser tratado e alguns já sinalizam opiniões.“Nunca falamos em aumentar, mas é algo que podemos conversar no segundo semestre. Sem dúvida, teremos que ter essa discussão, já que deve ser votado antes da próxima eleição”, adianta Gastaldo. 

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o número de vereadores é estabelecido pela Constituição de acordo com o número de habitantes do município.A decisão pelo aumento cabe às câmaras, que devem votar a alteração e informar o tribunal até o ano das eleições. “Jundiaí sempre teve entre 21 e 23 vereadores. Por determinação do próprio tribunal e corte em várias cidades, houve redução para 16. Acho que o número 19 é interessante pelo tamanho de Jundiaí”, ainda afirma o presidente da Casa.

 

Fonte: jj.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web