Sexta-Feira, 15 de Junho de 2018 - Hora:09:37

Cientistas cortam DNA de cobaias machos e ovário aparece no lugar de testículo

Material cortado não apresentava nenhum gene. Experimento de 'reversão sexual' foi publicado na revista 'Science' nesta quinta-feira (14).

Camundongos passaram a apresentar ovários em vez de testículos depois que cientistas cortaram um pedaço pequeno do DNA das cobaias durante o desenvolvimento. O curioso é que o material retirado não apresentava genes e os camundongos eram machos no momento da alteração (já apresentavam o cromossomo Y).

A pesquisa foi coordenada por cientistas do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, e está na edição desta quinta-feira (14) da revista "Science".

Normalmente, mamíferos se tornam fêmeas se há uma quantidade insuficiente de uma proteína conhecida como SOX9. Essa proteína é codificada por um gene localizado no cromossomo Y.

É por isso que os machos, que têm um cromossomo X e um cromossomo Y, geralmente desenvolvem testículos; enquanto as fêmeas, que têm dois cromossomos X, não o fazem.

A surpresa do estudo, no entanto, é que os cientistas cortaram uma parte do material genético que não possuía genes. Pesquisadores -- como o primeiro autor Nitzan Gonen -- não esperavam que uma mudança nesse tipo de material pudesse ser o gatilho para uma alteração tão radical no sexo das cobaias.

Apenas 2% do DNA humano contém o "código" para produzir proteínas. Os 98% restantes são "não-codificantes" -- e o pedaço cortado estava nesse grupo.

Cientistas acreditam que o estudo poderia ajudar a explicar distúrbios do desenvolvimento sexual em humanos. Segundo os autores da pesquisa, pelo menos metade desses distúrbios tem causa genética desconhecida.

Como foi o estudo

O pedaço do DNA cortado (Enh13) estava localizado a meio milhão de bases do gene responsável pela produção dos testículos, localizado no cromossomo Y.

Mesmo com a presença do cromossomo Y, contudo, camundongos desenvolveram ovários e genitália feminina quando a equipe removeu o Enh13.

Após o experimento, cientistas descobriram que o Enh13 é um potenciador da proteína responsável pelos testículos.

Quando esse pedaço do DNA está presente, a proteína fica aumentada. Isso mostra assim, que o cromossomo Y não é o único responsável pela produção de testículos, diz Robin-Lovell Badge, professor do Instituto Francis Crick e um dos autores do estudo.

Ciência e experimentos de reversão sexual

Experimentos de reversão sexual em cobaias não são novos. Em 1991, o mesmo grupo revelou "Randy", um rato cromossomicamente feminino (XX) que se desenvolveu como macho depois que a equipe alterou seu material genético.

Cientistas acreditam que muitas das respostas para distúrbios sexuais podem estar nessas regiões não codificadoras. O próximo passo do estudo britânico é estudar um pouco mais a relação entre essas regiões sem genes e a determinação do sexo.