Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015 - Hora:18:30

Cursos gratuitos sobre as Realidades Brasileiras

.

A cidade de Sorocaba/SP  sediará de outubro de 2015 a julho de 2016  o Curso sobre as Realidades  Brasileiras (CRB). Totalmente gratuito, o CRB vem sendo realiado desde 2001, quando o primeiro  foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

 

Voltado para um público que necessitava de formação de qualidade, porém sem dinheiro para os estudos, o sucesso do primeiro curso incentivou a formação de novas turmas em cursos regionais ou estaduais em todo o Brasil.

 

Para tanto o CRB acontece à luz de autores como Caio Prado Jr., Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, entre outros, e a partir de categorias de crítica a economia política de Marx.

 

O CRB tornou-se uma verdadeira escola itinerante  de formação que resgata os valores e a estima do povo brasileiro na busca de soluções e ideias para um país melhor. Os módulos de aulas são aplicados em dois dias  (fins de semana).

 

Nestes dois dias os participantes estudam e formulam sobre a realidade sócio-histórica (econômica, política, cultural, etc), tendo uma visão própria a partir de autores que pensaram e viram diferentes contextos do país. Inscrições através do www.crb.oguia.org.

 

Veja as datas e grade curricular: 17 e 18 de outubro – Apresentação do curso. Tralho de base e conceitos sobre o Marxismo. 14 e 15 de novembro – O povo brasileiro.  05 e 06 de dezembro – Formação econômica do Brasil. 30 e 31 de janeiro – Classes sociais e a revolução brasileira. 27 e 208 de fevereiro – A questão racial. 19 e 20 de março – Gênero e patriarcado. 16 e 17 de abril – Questão agrária e questão urbana. 14 e 15 de maio – Mundo do trabalho. 11 e 12 de junho – História das ideias socialistas e teologia da libertação. 09 e 10 de julho – Projeto popular.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web