Vinhedo - Quarta-Feira, 08 de Julho de 2015 - Hora:15:01

Equipe técnica de iluminação pública da Prefeitura de Vinhedo conclui nesta semana treinamento para operação e manutenção

A equipe técnica da Prefeitura de Vinhedo, composta por eletricistas, encerra nesta semana o curso de capacitação e treinamento para atuação na manutenção e operação de todo o sistema de iluminação pública do município.

Foram mais de 100 horas de treinamento, em que foram abordados temas como segurança com eletricidade; manutenção e instalação de iluminação pública (que engloba conhecimento em instalação, ligação e substituição de lâmpadas, reatores, reles fotoelétricos e braços de iluminação). No módulo destinado à segurança no trabalho, os servidores aprenderam a utilizar os equipamentos de proteção individual necessários para o serviço, de acordo com a Norma Reguladora 35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

 

O conteúdo teórico do curso foi ministrado em sala de aula, na Escola Municipal do Servidor. Já a parte prática foi aplicada nos equipamentos implantados em vias públicas do município.

Desde a semana passada  os eletricistas da Prefeitura de Vinhedo participaram de um treinamento prático, em vários bairros da cidade, para capacitação de trabalho em cestos aéreos, instalação e retirada da linha da vida em escada e em postes em redes secundárias, método de resgate de eletricista em altura e primeiros socorros.

O secretário de Serviços Municipais da Prefeitura, Geraldo Rodrigues Frois (Cidinho) acompanhou o treinamento da equipe de eletricistas, na manhã desta terça-feira, dia 7, no Jardim Melle.

 

Além da mão de obra especializada, a equipe técnica de iluminação pública tem a disposição dois veículos adaptados para o desenvolvimento do trabalho de reparo e manutenção.

 

De acordo com normativas da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – passou a ser de responsabilidade dos municípios o gerenciamento e administração dos serviços de iluminação pública.

 

 

“A legislação obriga a Prefeitura a assumir mais um custo que, até então, estava sob a responsabilidade da CPFL. No entanto, já trabalhamos para treinar nossos profissionais e adquirimos veículos específicos para atender a demanda de troca de lâmpadas. Resolvemos estabelecer o atendimento pela própria Prefeitura, e não contratar empresa terceirizada, para otimizar os custos”, explicou o prefeito Jaime Cruz.

 

Assumindo os serviços de iluminação pública, a Prefeitura de Vinhedo ficou responsável por reparos e manutenção de braços, luminárias e fotocélula (sistema de acionamento de iluminação noturna automática). As solicitações e reclamações em relação a postes de iluminação pública continuam sendo de responsabilidade da CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz, assim como a falta de energia ou quedas de fios de alta ou baixa tensão.

 

A Prefeitura disponibiliza o telefone 3826-7881, da Secretaria de Obras, para que os moradores da cidade possam solicitar a troca de lâmpadas em postes, praças e jardins e também para comunicar casos de lâmpadas acesas durante o dia.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web