Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 - Hora:15:39

Mundo: Navio nazista carregado com ouro brasileiro é encontrado em litoral da Islândia

O "Minden", afundado em 1939 por navios da Marinha Britânica, está sendo resgatado por uma empresa de caçadores de tesouros marinhos interessada em levar seus restos e sua carga para o Reino Unido.

 

Um navio nazista carregado de ouro proveniente do Brasil, e afundado em 1939, foi encontrado perto do litoral da Islândia.

 

O Minden, navio alemão afundado em setembro de 1939, teria sido identificado nas últimas semanas, após quase 80 anos de seu afundamento, a cerca de 190 km de distância do litoral islandês graças as atividades da empresa britânica especializada em recuperação de navios afundados “Advanced Marine Services”. Ele estaria carregado com cerca de 4 toneladas de ouro, por um valor de cerca de 110 milhões de euros (cerca de R$ 407 milhões). O ouro tinha sido retirado do Banco Germânico, uma filial brasileira do banco alemão Dresden.

 

Quando estava se aproximando da Europa o Minden foi identificado e abordado por cruzadores da marinha britânica HMS Calypso e HMS Dunedin. Adolf Hitler em pessoa ordenou ao capitão de Minden de afundar o navio para não permitir que os britânicos obtivessem a carga. A tripulação do Minden foi resgadata pelo HMS Dunedin e levada para a base naval de Scapa Flow, nas Ilhas Órcades, um arquipélago no norte da Escócia.

 

Não todos os historiadores concordam sobre a presença do ouro a bordo do navio, mas as elevadas despesas já realizadas pela empresa para recuperar os restos do Minden seriam indícios da presença de algo muito valioso a bordo.

 

A Advanced Marine Services pretende recuperar o tesouro e levá-lo no Reino Unido. No entanto, os arqueólogos marinhos da empresa ainda não conseguiram avaliar se bordo há realmente ouro, já que não obtiveram a autorização para permanecer em águas territoriais da Islândia, conduzir pesquisas ou confiscar o conteúdo do navio submerso. Por isso, uma batalha juducial para determinar quem irá ficar com o tesouro está sendo travada na pequena ilha europeia.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web