Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017 - Hora:16:35

Pesquisa de Campinas encontra milhões de fungos e bactérias em escovas de dente e chupetas novas

Em análise de itens infantis, pesquisa da Devry Metrocamp também analisou bicos de mamadeira, garrafinhas e 'cheirinhos' de crianças. Vídeo mostra como higienizar.

 

Engana-se quem pensa que um produto novo, protegido por uma embalagem, é sinônimo de limpeza ou esterilização. Nem sempre. Um estudo feito em Campinas (SP) com escovas de dente de crianças e chupetas recém-compradas apontou uma contaminação de mais de 720 milhões de fungos e bactérias. O risco supera o dos itens usados e higienizados em casa.

 

A análise foi feita pela Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp e também incluiu bicos de mamadeira, garrafinhas tipo squeeze de crianças e aqueles "cheirinhos" (paninhos ou bichinhos de pelúcia) que os pequenos se apegam tanto a ponto de ser difícil colocar para lavar com frequência.

 

Entre os micro-organismos encontrados, Rosana Siqueira, doutora em microbiologia pela Unicamp, professora e orientadora da pequisa, alerta para o risco de infecções de garganta, intestino, urina mucosa, pele, além de diarreia, febre, dores abdominais, gengivite, cárie, otite e até pneumonia.

 

Escovas lacradas e usadas 

 

 

Ao todo, 44 escovas de dentes de marcas diversas foram analisadas. Entre os 20 modelos novos, foi encontrada contaminação em 77% delas, chegando à marca de 250 milhões de micro-organismos.

 

As 24 escovas de dentes já usadas pertenceram a nove crianças - com idades entre 4 e 10 anos -, e foram estudadas após períodos e situações diferentes de uso. Em um mês, parte delas foi higienizada com enxaguante bucal à base de clorexidina (antisséptico químico, com ação antifúngica e bactericida), outra parte com enxaguante bucal comum e uma terceira parte não foi higienizada.

 

Com exceção das escovas expostas à clorexidina, as demais tiveram contaminação inclusive por bactérias mais temidas, como a Klebsiella pneumoniae, que possui tipos considerados superbactérias multirresistentes a antibióticos. Outros contaminantes foram Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria oportunista que causa infecções; e E. Coli, indicadora da falta de higiene.

 

A boa notícia é que, segundo a pesquisadora, os fungos e bactérias encontrados não resistem às altas temperaturas, e ferver os objetos após o uso garante uma boa esterilização. A clorexidina pode ser usada como opção à fervura, de preferência diariamente.

 

Chupetas e bicos de mamadeira 

Tão comum quanto comprar uma escova de dente e não se preocupar em higienizar antes de usá-la pela primeira vez é a situação de ter um bebê ou criança aos prantos por ter perdido a chupeta. Comprar uma nova e dar uma "lavadinha" na água da torneira pode ser um alívio, mas representa risco para a saúde.

 

As chupetas novas foram as vilãs do estudo, com nada menos que 720 milhões de bactérias, provenientes da fabricação e armazenamento desses objetos. Ao todo, 24 modelos foram analisados.

 

Nas outras sete chupetas usadas que passaram por testes - de bebês recém nascidos até crianças -, e costumavam ser higienizadas, havia mais de 100 mil micro-organismos.

 

Foram encontrados E. Coli, bactéria proveniente do intestino, Staphylococus aureus, a Candida albicans, que também faz parte da microbiota, a Klebsiella pneumoniae e a Acinetobacter, uma bactéria oportunista que pode causar bronquite, pneumonia e infecção urinária.

 

As análises feitas em bicos de mamadeira usados também surpreenderam, com mais de 100 mil fungos e bactérias.

 

"Os mesmos micro-organismos da chupeta estavam no bico da mamadeira, o que nos leva a entender que há uma contaminação cruzada. Ou eles estão vindo da criança, ou do bico da mamdeira, até da mãe que prepara o produto. [...] O ideal é deixar ferver em água bem quente", alerta Rosana.

 

A especialista ressalta, ainda, que as mamadeiras usadas não devem demorar muito para serem lavadas, pois o resíduo do leite permite a alta proliferação de bactérias.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web