Itupeva - Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2019 - Hora:09:00

Por mais segurança nas escolas, Juba pede criação do “Anjos da Escola”

O programa “Anjos da Escola” já foi implantado em diversas cidades brasileiras, ele reúne uma série de ações e medidas preventivas de segurança para alunos, pais, professores e comunidade.

 

Segundo o vereador, o programa, que prevê a presença de policiais militares da reserva nas escolas estaduais e municipais pode ser criado em parceria com os Governos Municipal e Estadual e até mesmo com o apoio da iniciativa privada.


Segundo levantamento feito junto a Secretária de Educação de Itupeva, a cidade tem hoje 36 unidades escolares, sendo 5 escolas estaduais e 31 unidades municipais entre escolas e creches.


Em Londrina, segunda maior cidade do Paraná, o “Escola Segura” foi implementado no primeiro semestre de 2019 pelo governador Ratinho Junior, inicialmente em 100 escolas, além de Londrina, Foz do Iguaçu e na região metropolitana de Curitiba. O projeto piloto envolveu cerca 200 policiais militares voluntários da reserva.

 

Juba ressaltou que após a tragédia da escola de Suzano, em São Paulo, muitos pais e profissionais da educação passaram a ver que a segurança em nossas escolas precisa de reforço. “Entendo que cabe a nós, vereadores, cobrarmos da Prefeitura e do Estado ações para melhorar a segurança em nossas escolas e acredito que se o Prefeito tiver interesse, este projeto “Anjos da Escola” pode sair do papel e Itupeva ser um exemplo em cuidar de nossas crianças” disse Juba.


A ideia defendida pelo vereador tem três frentes de atuação: Esporte na Escola, Escola Segura e Mediação Escolar.
Dentro da frente Esporte na Escola a Secretaria Municipal de Esportes ficaria responsável por desenvolver ações esportivas nas escolas nos fins de semana e usar o esporte como ferramenta de inclusão social e dar mais opções de lazer aos jovens.


O projeto Escola Segura tem como principal objetivo o combate à violência escolar. Trabalhar para intensificar as rondas policiais, criar palestras, cursos, bem como desenvolver um relacionamento de amizade e confiança entre as forças policiais e as comunidades.


Já o projeto Mediação Escolar visa a resolver os principais conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves.


“Existem cidades que implantaram essas ações e estão colhendo excelentes resultados, por isso esta semana protocolei na Câmara Municipal um requerimento ao Prefeito Marcão Marchi para que realize estudos técnicos e financeiros para viabilização deste projeto. Espero que possamos olhar para este tema com devida atenção que ele merece “,completou Juba.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web