Cabreúva - Terça-Feira, 07 de Julho de 2015 - Hora:19:15

Prefeito de Cabreúva assina, nesta quarta (8), acordo entre município e Associação Mata Ciliar

O município de Cabreúva firmará acordo, nesta quarta-feira (8), com a Associação Mata Ciliar.

A ONG de Jundiaí é uma das únicas instituições em toda a Região a cuidar de animais silvestres, mantendo, inclusive, um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Através do acordo, a Prefeitura de Cabreúva autorizará o repasse mensal, para a Associação Mata Ciliar, de R$ 5 mil.



Para que a subvenção fosse possível, a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei (número 2.069), de autoria do Executivo, estabelecendo o repasse. Uma cerimônia será realizada nesta quarta, a partir das 9h, na sede da Mata Ciliar, quando o prefeito Henrique Martin fará a sanção da Lei Municipal.



Será um momento de festa, de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Associação Mata Ciliar e de agradecimento, por parte dos cabreuvanos, de toda a ajuda que aquela ONG já presta ao município.



Afinal, como lembra a secretária de Meio Ambiente de Cabreúva, Rosimeire Timporim, uma grande quantidade de animais silvestres sofre acidentes, é vítima de atropelamentos ou sofre com ações de caça ou até mesmo catástrofes naturais – como foi o caso do incêndio que devastou uma grande área da Serra do Japi, em outubro do ano passado. “São animais que, em sua grande maioria, são acolhidos pela Mata Ciliar, que desenvolve um trabalho de reabilitação da saúde e depois, soltura na Serra”, comenta Rosi.



O prefeito Henrique Martin salienta que esta Lei Municipal é mais um ponto fundamental a um município como Cabreúva, situado 100% em Área de Proteção Ambiental. “Tentamos corrigir uma distorção, passando a contribuir, de forma efetiva, com a manutenção da Associação Mata Ciliar – uma organização pela qual temos enorme respeito. Através deste convênio, esperamos contribuir para a continuidade do trabalho e garantir que os animais capturados no território cabreuvano continuem recebendo tratamento adequado antes de poderem voltar à mata”, afirma Henrique.



O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) mantido pela Mata Ciliar já atendeu cerca de 14 mil animais desde sua criação, em 1998. No momento, a instituição trabalha na tentativa de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento dos animais que chegam ao local.



Excursão



A Secretaria do Meio Ambiente de Cabreúva prepara uma excursão de diversos grupos à Mata Ciliar, para marcar a assinatura do convênio. A previsão é que estejam presentes alunos do Projeto Jovem Aprendiz Rural, membros da Associação da Terceira Idade e integrantes do grupo de Escoteiros Maraná Japy.

 

Fonte: cabreuva.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web