Vinhedo - Sexta-Feira, 17 de Março de 2017 - Hora:08:04

Prefeito Jaime Cruz e cidades vizinhas discutem a criação do 1º Distrito Turístico de São Paulo

Projeto engloba cidades de Vinhedo, Louveira, Jundiaí e Itupeva, na área onde hoje estão localizados os parques temáticos. Objetivo é fomentar o turismo, alavancar a economia da região e gerar novos empregos

 

A região onde estão localizados os parques Hopi Hari, Wet´n Wild, o Hotel Quality Resort & Convention Center, o Outlet Premium e o Shopping Serra Azul, e entorno, na Rodovia dos Bandeirantes, poderá se tornar o 1º Distrito Turístico do Estado de São Paulo. O assunto já vem sendo discutido entre as cidades de Vinhedo, Louveira, Jundiaí e Itupeva. Nesta quarta-feira, 8, o prefeito Jaime Cruz tratou do assunto com a Secretaria de Estado do Turismo de São Paulo.

 

O tema foi apresentado pelo prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, ao secretário do Estado de Turismo, Laércio Benko. O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas, Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara D´Oeste, também participou do encontro, que foi intermediado pelo subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita. 

 

A proposta compreende quatro cidades - Vinhedo, Louveira, Itupeva e Jundiaí - e está sendo discutida desde o ano passado com representantes destes municípios, além de representantes do parque aquático Wet’n Wild, para que naquela região seja criado o 1° Distrito Turístico do Estado de São Paulo.

 

A região onde está sendo proposta a criação do Distrito Turístico é o segundo núcleo turístico do Estado de São Paulo, recebendo anualmente cerca de 7 milhões de pessoas, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte.

 

“Nossa proposta é aproveitar os atrativos das quatro cidades para alavancar, ainda mais, o turismo da nossa região. Isso seria importante para atrair novos investimentos, impulsionar a nossa economia e gerar novos empregos, como aconteceu na região de Orlando, nos Estado Unidos. Por isso, pedimos auxílio do Governo do Estado de São Paulo na formatação do 1º Distrito Turístico", explicou o prefeito Jaime Cruz, ao secretário do Estado, que se prontificou a analisar a proposta.

 

O Distrito Turístico deverá ser uma área exclusivamente destinada a atividades de turismo, lazer e entretenimento, seguindo normas de ocupação, através de zoneamento e código de obras específicos e projeto nas Câmaras Municipais aprovando níveis de autonomia especiais para a administração do Distrito.

 

O conceito geral do projeto é a criação de um local com uma infraestrutura operacional que atenda perfeitamente todos os empreendimentos a serem implantados. Os empreendimentos são idealizados de modo a serem implantados individual e independentemente, sendo porém complementares entre si, funcionando em perfeita harmonia e sem concorrência direta.

 

O ambiente geral deverá ter um tratamento totalmente diferenciado, propício à atividade turística, com grande conforto visual, imensas áreas verdes, modernas vias de tráfego, paisagem e sinalização especiais e excelente esquema de segurança.

 

Durante o encontro com o secretário de Turismo, o prefeito Jaime Cruz reiterou ao Estado a solicitação de melhores acessos na Rodovia dos Bandeirantes para aquele setor.

 

         Ingresso de Vinhedo no ranking de turismo

O prefeito Jaime Cruz aproveitou o encontro com o secretário estadual de Turismo para obter informações de como Vinhedo poderá se transformar em uma cidade de interesse turístico.

 

As estâncias possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para a qualificação. São 70 cidades com essa classificação em São Paulo e elas podem ser destacadas como Turísticas, Climáticas e Hidrominerais. Em 2016, uma lei estadual criou a categoria Municípios de Interesse Turístico, que também visa oferecer maiores condições para incrementar o turismo em outras cidades. Cerca de 140 são aptas a integrar essa categoria, pois têm condições e características para acolher bem o turista.

 

É nesta categoria, de interesse turístico, que Vinhedo quer se enquadrar. “Desta forma, iremos nos empenhar para inserir Vinhedo na categoria de município de interesse turístico. Vinhedo é uma cidade linda e acolhedora e merece ser conhecida por pessoas de toda parte do Brasil e do exterior”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web