Itupeva - Terça-Feira, 16 de Maio de 2017 - Hora:11:57

Prefeitura de Itupeva promove formação continuada para educadores infantis

 

Nesta segunda-feira (15), no Espaço HTPC, aconteceu o primeiro encontro da formação continuada de educadores infantis, uma ação da Prefeitura de Itupeva por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

 

O prefeito Marcão Marchi comentou: "Reconhecemos e agradecemos o relevante trabalho que estes profissionais realizam nas creches da cidade. É graças a estes profissionais que as famílias itupevenses atendidas pela rede podem dedicar-se ao trabalho, com a segurança e a tranquilidade de quem sabe que os filhos estão em boas mãos".

 

O evento começou com uma apresentação elaborada pelos professores Pedro Paulo e Jonatas Misko, que lecionam música na rede municipal. Em seguida, mais de 170 educadores das creches acompanharam a palestra da socióloga e professora da Faculdade Sumaré, Anita Viudes Freitas, sobre o tema: “Importância da Afetividade no acolhimento e formação do vínculo entre os pequenos e a Educadora e a organização do espaço que leva as crianças à autonomia”.
“Não dá para pensar em trabalho de qualidade voltado às crianças se não investir na formação do educador. É um ponto principal o ambiente que favorece o desenvolvimento delas e que as possibilite ter diferentes experiências na relação efetiva, entre criança e adulto”, comentou a palestrante.

 

“Essas palestras são muito esclarecedoras para os educadores. Quanto mais informações para enriquecer o nosso trabalho melhor, só assim poderemos colocar em prática no dia a dia com as crianças”, disse a educadora Mayara Lícia.



O educador Gabriel Fagundes acrescentou que os pais das crianças matriculadas nas creches também têm papel importante neste trabalho. “Um evento como esse só traz pontos positivos, esperamos que aconteçam mais palestras deste nível, abordando outros temas e atendendo outras faixas etárias. Isso poderia ser passado aos pais das crianças ou até para a comunidade em geral”.

 

As ações foram elaboradas para que os educadores infantis pudessem se integrar, trocar experiências e estudar em grupo as práticas mais adequadas para Primeiríssima Infância.

 



Ações pedagógicas – No período da manhã, a equipe da Secretaria de Educação visitou as 12 creches que realizaram atividades coletivas sobre as ações pedagógicas no dia a dia escolar.

 

“Iniciamos um ciclo de diferentes encontros que ocorrerão no decorrer de 2017, objetivando promover a formação continuada de todos os profissionais da Educação. Neste evento, atuamos exclusivamente com uma categoria muito especial, dos educadores infantis”, explicou o secretário Fábio José Andrade.



Além das educadoras e educadores infantis da rede municipal, participaram do evento as articulistas municipais do programa Primeiríssima Infância, Vera Bruder e Tereza Picole; supervisoras de Ensino; diretoras das creches e a secretária adjunta de Educação, professora Valdirene Pavan.



Itupeva conta com 12 creches municipais e atende cerca de 1.000 crianças matriculadas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web