Itupeva - Sexta-Feira, 01 de Julho de 2016 - Hora:11:45

Qualidade de vida

Por: Elivelton Weirich

A rotina das pessoas e a falta de infraestrutura prejudicam sua qualidade de vida. O desemprego, o sedentarismo, o estresse cotidiano e a falta de manutenção da saúde são grandes vilões do bem estar, tanto físico quanto psicológico da pessoa.

 

Alguns parâmetros são utilizados para saber quais as condições de vida, deve-se buscar a saúde física e espiritual, ficando atento aos relacionamentos sociais, ao psicológico e ao emocional. Vários fatores contribuem para que a pessoa possa ter uma vida melhor, dentre os princípios básicos pode-se citar as relações com família e amigos, educação, habitação, saneamento básico, segurança, manutenção da saúde e fé.

 

Para viver melhor, a pessoa deve ter acesso às “fontes de felicidade”, a prática de esportes, por exemplo, é um dos grandes heróis da vida, ela tem o poder de afastar os jovens das drogas, de dar esperança e alimentar os sonhos daqueles que se vêem seguindo carreira como atleta, além de aumentar a estimativa de vida, auxiliando diretamente na saúde e no emocional da pessoa. A prática de atividades físicas aliada a uma boa alimentação, melhora a saúde física e mental além de ser responsável pelo início de grandes amizades.

 

Independente de idade, gênero ou sexo, todos devem ter acesso a essas “fontes de felicidade”. O ideal é proporcionar toda a estrutura básica que a população merece, calçadas de qualidade, maior arborização, mais parques seguros, pistas de corrida, academias ao ar livre, campos de futebol abertos à população, esportes para a terceira idade, eventos culturais, mobilidade para os cidadãos, acesso a saúde de qualidade, oferecer cursos que possibilitem ao jovem aumentar suas chances de conseguir um emprego, eventos públicos que proporcionem lazer aos moradores da cidade, aumentar a participação da população na cidade, fazendo com que os cidadãos tenham mais interação entre eles e com as estruturas fornecidas pelo município.

 

Olhando pelo lado da saúde e bem estar, sabemos que nosso município sofre com a falta de estrutura básica, seja ela de saneamento básico, de iluminação pública e energia, por falta de regularização impedindo assim acesso a ao fornecimento dessa estruturas. Quando o objetivo é aumentar a qualidade de vida de todos, é de extrema importância proporcionar a todos os quesitos que lhes dêem direitos a esses benefícios. Na nossa amada Itupeva, sabemos que existem bairros inteiros que não são assistidos pelo poder público, e nestes, a falta de asfalto, por exemplo, é causa de problemas respiratórios originados pelo excesso de poeira. Os bairros do Quilombo, Maltoni ou Vale das Pedras e Fazenda Pinheiros estão abandonados e precisam urgentemente de estrutura básica.

 

Cabe ao poder público dedicar todos os esforços possíveis para que os moradores tenham acesso a essas “fontes de felicidades” , assim essas pessoas terão uma melhor qualidade de vida. Porque hoje, infelizmente não acontece.

 

Elivelton Weirich

Nasci em Santa Catarina, estudei no colégio Bom Jesus em Joinville e cedo vim para São Paulo. Em Jundiaí cursei o ensino médio, me formei em Administração de Empresas na ESAN-FEI, onde fui presidente da Associação Acadêmica de Estudantes e presidente da Associação Atlética Acadêmica da mesma, Estudei Merchandising, Gestão de Vendas e participei de seminários na ESPM em São Paulo capital. Cursando Alemão e fluente em inglês.

 

ERRATA: Está matéria saiu com conteudo errado em nossa 11ª impressa. O texto impresso não reflete as opniões de Elivelton Weirich

 

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web