Vinhedo - Quarta-Feira, 09 de Maio de 2018 - Hora:09:14

Vinhedo: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promove seminário para discutir a Primeira Infância

Evento será realizado nesta quinta-feira, 10, com a presença de palestrantes renomados da área

 

Com apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promove nesta quinta-feira, 10, o Seminário Municipal da Primeira Infância. O evento será realizado das 8h às 13h, no auditório da Assistência Social (Centro de Convivência).

 

“Nas duas últimas divulgações do Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), alcançamos nota máxima em Educação para crianças até seis anos. Esse é um levantamento muito sério, realizado pela Fundação Seade e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que confirma que estamos no caminho certo, não somente com ações, mas também com eventos como esse”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que foi secretário de Educação por 5 anos.

 

O seminário que será realizado em Vinhedo tem o objetivo de aprofundar os estudos relativos à Primeira Infância e contará com a participação dos palestrantes Paulo Vicente Bonilha Almeida, médico pediatra e Mestre em saúde da criança e do adolescente e Jane Valente, especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente.

 

A participação no evento é livre a todos os interessados. O auditório da Secretaria de Assistência Social fica na Rua Oswaldo Cruz, 299, no Centro de Vinhedo.

 

Primeira Infância

 

A primeira infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento e as experiências dessa época são levadas para o resto da vida.

 

Durante a primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimento importantes, que são influenciados pela realidade em que está inserida. Entre esses processos estão o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

 

Estudos mostram que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

 

O IPPI Educação confirma a qualidade dos serviços que são oferecidos pela Prefeitura de Vinhedo, pois, em quatro indicadores que compõem o levantamento, a cidade teve nota máxima em todos eles: matrícula em creche em relação à população de 0 a 3 anos; matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos; número médio de profissionais, por turma, em creches das redes pública e conveniada; e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web