Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017 - Hora:10:15

Você é fumante? Já pensou em parar de fumar?

Por: Dr Pacheco, Médico Pneumologista e Vice-Prefeito de Jundiaí

Você é fumante? Já pensou em parar de fumar?

 

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tabagismo é uma doença que precisa ser prevenida e tratada. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Panorama Brasil

 

E o cigarro light?
Os cigarros light possuem menor quantidade de nicotina e alcatrão em relação aos cigarros comuns. Por este motivo, eles são caracterizados como menos nocivos à saúde. Entretanto, as pessoas precisam fumar mais cigarros para alcançar a quantidade de nicotina que estão acostumados a consumir e, com isso, consomem maior quantidade de substâncias nocivas também. No final das contas, o malefício dos cigarros light são os mesmos dos cigarros comuns.

 

E como parar?

Hoje existe vários métodos para parar de fumar, porém, nenhum deles é melhor do que o remédio essencial para parar de fumar, a consciência e vontade de parar.

 

Entre outras, aqui vai algumas dicas:

 

  • Procure um profissional de saúde experiente.
  • Esteja motivado a parar de fumar.
  • Marque um dia para parar de fumar.
  • Conte aos mais próximos para obter apoio.
  • Descubra os fatores que desencadeiam a vontade de fumar.
  • Faça exercícios físicos regularmente.
  • Beba bastante água.

 

A terapia de reposição de nicotina ajuda os fumantes a abandonar o tabagismo, já que substituem a nicotina que seria inalada através do fumo. O tratamento com antidepressivos, especificamente Bupropiona e Nortriptilina, também é usado para ajudar os tabagistas a parar de fumar.

 

A Vareniclina é um novo medicamento desenvolvido especificamente para bloquear aqueles receptores de nicotina do cérebro. Por isso, impedem a ligação da nicotina nestes receptores e a pessoa começa a deixar de fumar porque não tem mais os benefícios do cigarro.  Eficácia da Vareniclina foi superior para ajudar as pessoas a parar de fumar em relação aos outros tratamentos.



Eu mesmo fui fumante durante anos, mesmo sendo médico Pneumologista, e posso afirmar por experiência própria, vale a pena parar de fumar.


Dr Pacheco
Médico Pneumologista e Vice-Prefeito de Jundiaí

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web