Itupeva - Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017 - Hora:13:45

Vôlei adaptado é garantia de qualidade de vida para Terceira Idade de Itupeva

 

Praticar atividades físicas é fator determinante para ter mais qualidade de vida e garantia de saúde. Mas muitas pessoas ignoram a importância da prática de exercícios na Terceira Idade, na qual, modalidades de menor impacto, como o vôlei adaptado, oferecido pela Prefeitura de Itupeva, são as mais indicadas.

 

“É importante que o serviço público garanta acesso às atividades esportivas para todas as faixas etárias e, no caso da Terceira Idade, o vôlei adaptado é uma das melhores opções que temos, pois além de ser uma atividade esportiva totalmente adaptada para o idoso, ela também desenvolve o espírito de grupo, já que é uma atividade coletiva, e conta com competições entre equipes de outros municípios. Tudo isso garante, sem dúvida, mais qualidade de vida para os praticantes”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.

 

O vôlei adaptado é uma modalidade que surgiu no final dos anos 90, direcionada principalmente à Terceira Idade e com regras semelhantes as do voleibol tradicional: cada time pode dar apenas três toques na bola. A diferença é que ao invés de toques, cada integrante da equipe agarra a bola e estuda a melhor jogada, um passe ou o arremesso para o outro lado da quadra, visando que ela atinja o chão no campo adversário.

 

“É uma atividade que trabalha com o alongamento dos praticantes, ao mesmo tempo em que exercita o uso moderado de força e da técnica e, principalmente, a socialização, já que demanda paciência e trabalho em equipe. É bastante completo para a Terceira Idade”, avalia a professora Adriana Arista Silva, responsável pela modalidade juntamente com o professor José Geraldo Ramos de Oliveira, o Chinha, que também é técnico da equipe masculina.

 

A prática do vôlei adaptado não traz restrições ao idoso, conforme explica Adriana: “Qualquer pessoa com mais de 50 anos pode praticar, desde que liberada pelo médico, claro. Mas por ser uma atividade de pouco impacto e sem contato físico, está menos sujeita a lesões, ao mesmo tempo que trabalha a musculatura, as articulações, o equilíbrio e a socialização”. 

 

 

O vôlei adaptado está disponível gratuitamente para pessoas a partir de 50 anos, com treinos no ginásio Dorival Raymundo, no S.B.R.I. e no Parque dos Hortênsias. Para se inscrever, basta procurar a secretaria de Esportes e Lazer no Ginásio Municipal Dorival Raymundo, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, para retirar a ficha de inscrição, que também pode ser baixada no site oficial da Prefeitura (www.itupeva.sp.gov.br), na área de Serviços Online. Itupeva conta com times masculino e feminino e há vagas abertas para essas turmas. Inclusive, há a possibilidade de integrar a equipe para competições, que começam no fim de maio.

 

Além do Vôlei Adaptado, a Secretaria também oferece à população as modalidades de Alongamento, Basquete, Bocha, Caminhada, Corrida, Atletismo, Atletismo (PEPT – Programa Esporte Para Todos), Condicionamento Físico, Futsal, Ginástica, Handebol, Hidroginástica, Natação, Natação (PEPT), Pilates, Tênis de Campo (apenas PEPT) e Voleibol. Há ainda as modalidades que são desenvolvidas em parceria com entidades da cidade, como a Capoeira (Filhos do Céu e Kizomba / Cultuando Vidas – Águia Azul) e o Karatê (Kenkô e Karatê na Escola/Subaru). Mais informações podem ser obtidas direto na secretaria ou pelo telefone 4591-1214.

 
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web