Jundiaí - Terça-Feira, 06 de Junho de 2017 - Hora:11:47

Debea realiza segundo mutirão de castração para cães e gatos em Jundiaí

 

Logo cedo eles foram chegando, em coleiras e gaiolas para transporte, bem seguros, conduzidos pelos seus donos. Neste sábado (3) foi dia de mais uma castração para felinos e cães, realizada pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), desta vez na Emeb Geralda Berthola Facca – bairro do Jardim do Lago. Os procedimentos foram realizados das 9h ao meio-dia, com o restante do período da tarde para a espera do pós-cirúrgico.

 

Segundo a coordenadora do Departamento, Alessandra Benedetti Ferreira, a meta prevista neste II Mutirão de Castração é para o procedimento em 200 animais – o que inclui aproximadamente 80 gatos e 120 cães – com o envolvimento de 20 profissionais. “São atendidas durante esta segunda etapa as pessoas que já haviam solicitado a castração do animal por meio do 156 da Prefeitura de Jundiaí. Todos os donos foram notificados e orientados sobre os cuidados pré-operatórios, e na sequência como deverão proceder na volta para casa.” A coordenadora completou: “a receptividade e o interesse por parte dos proprietários dos animais é muito grande, temos fila de espera desde abril de 2016. A castração animal é uma decisão muito importante para se ter o controle populacional das espécies, mas principalmente para evitar doenças (no caso das fêmeas), os cuidados preventivos que garantem uma vida mais longa, com qualidade.”

 

Vale ressaltar que o Debea já realizou este ano um mutirão em maio na Vila Alvorada, com 220 animais castrados e outros dois já estão programados para a realização: 17 de junho, no Parque Residencial Almerinda Chaves; e no dia 15 de julho, bairro Cidade Nova, completando a quarta edição de cirurgias neste semestre. Além dos mutirões que são programados para reduzir a fila de espera, o Departamento realiza três procedimentos durante a semana, seguindo a ordem de solicitações feitas pelo telefone 156.

 

Antonia Valduila e a filha Luana levaram a sapeca Safira, um cãozinho de 7 meses, os gatos Diego (4 meses) e Simba (também de 7 meses) para castração. “É muito importante e necessário, eles ficam menos agressivos, os gatos mais caseiros e saudáveis. O mutirão é uma iniciativa que merece o nosso apoio.”

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web