Itupeva - Terça-Feira, 24 de Maio de 2016 - Hora:10:30

Prefeito Bocalon leva Itupeva a uma dívida de mais de 65 Milhões, alta de 279%

Dívida da cidade de Itupeva aumenta mais de 279 % em três anos, bate recorde e mostra o despreparo da atual administração para cuidar das finanças do município

Gastos desenfreados, e altas despesas com folha de pagamento, fazem com que Itupeva deixe de aplicar os recursos exigidos pela Lei. Na área da educação são obrigatórios investimentos de 25% do total do orçamento municipal, poré em 2013, a Prefeitura investiu 23,09 % e em 2014 este número caiu para 19,99 %, segundo informações do Tribunal de Contas de São Paulo. Inquéritos civis podem ser abertos para apurar os motivos do descumprimento da Lei de Responsábilidade Fiscal.

 

O resultado da irresponsábilidade:

O município de Itupeva endividou-se, não tem capacidade para investimentos e está seriamente comprometido com as finanças públicas. Hoje, Itupeva não possui liquidez face aos compromissos de curto e longo prazo, e segundo o TCESP, o prefeito Ricardo Bocalon “nos termos do artigo 59, § 1º, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi o alertado por 4 vezes em 2013 e por 5 vezes em 2014, sobre o descompasso entre receitas e despesas, e nem assim conteve o gasto não obrigatório e adiável.

 

 

 

 

Na página da da Secretaria do Tesouro Nacional, foi publicado em 06/04/2016, o balanço Anual referente ao ano de 2015 da Prefeitura Municipal de Itupeva. Os números são realmente alarmantes, e mostram que o Município realmente não tem condições de arcar com os compromissos assumidos pela atual gestão, tanto a curto quanto a longo prazo.

 

Um dos principais fatores que colocam a cidade em situação de alerta é a folha de pagamento, no segundo quadrimestre de 2015, chegou a 58,44 %, (número que está muito acima dos valores permitidos por Lei, e que obrigou a Prefeitura a demitir vários funcionários) de um orçamento de mais de R$ 189 milhões.

 

Em 2015, a dívida pública de Itupeva ultrapassa a casa dos R$ 65 milhões de reais, e reflete a falta de capacidade e compromisso da atual administração em relação ao cidadão itupevense. Todas as áreas do município estão sendo afetadas e os maiores impactos podem ser observados principalmente na educação e saúde.

 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, vem fazendo alertas constantes sobre a situação econômica do município, porém a Prefeitura vem usando de artifícios conhecidos pela população, como "pedaladas" e ações de marketing inseridas em publicações oficiais, para tentar esconder e enganar, desobedecendo as leis, porém os resultados não amenizam a situação. A realidade é que Itupeva tem hoje a maior dívida de sua história, e atual administração vai deixar como único legado para a população itupevense um "rombo” financeiro, moral e social difícil de ser esquecido.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web