Vinhedo - Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018 - Hora:10:15

Vinhedo inicia em janeiro o Programa Estratégia Saúde da Família, com equipes médicas visitando as residências

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo determinação do prefeito Jaime Cruz, está fazendo os ajustes finais para iniciar uma ação que revolucionará o atendimento médico no município. Trata-se do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), mais conhecido como Médico da Família, com equipes visitando a casa dos vinhedenses, trabalho previsto para iniciar em janeiro, quando entra em funcionamento a ‘UBS Dr. Meirelles’, na Vila Garcez, na região da Capela.

 

“Com esse programa, daremos início a um novo formato de atendimento em Vinhedo. Cada equipe da ESF será composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. O Agente Comunitário de Saúde terá um papel importante na educação em saúde, atuando principalmente na promoção e prevenção”, explicou o prefeito Jaime Cruz, que nesta terça-feira, 13, visitou mais uma vez a obra da nova UBS.

 

O ESF terá início a partir da ‘UBS Dr. Meirelles’. A UBS em si, cuja obra termina agora em dezembro, quando será entregue à Prefeitura, terá capacidade para atender até 16 mil pessoas, sendo que 4 mil serão pelo Estratégia Saúde da Família, que futuramente deverá ser ampliado para toda a cidade. Atualmente, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a preparação para o início do trabalho, com treinamento dos agentes e definição do território base de atendimento.

 

Nova UBS

As obras da ‘UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos’, nome escolhido pelo prefeito Jaime Cruz como homenagem à memória do ilustre médico vinhedense, estão em estágio bastante avançado, finalizando o acabamento. A UBS funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos.

 

O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

 

A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 m² de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

 

Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web