Vinhedo - Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2017 - Hora:09:05

Vinhedo reforça ações de prevenção ao câncer de próstata durante o mês dedicado à saúde dos homens

 

Durante a campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, reforçará as ações voltadas para a saúde dos homens, especialmente na questão da prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês, as UBS farão o acolhimento dos usuários, orientando sobre a consulta e exames.

 

“Sabemos que a prevenção é o melhor caminho. Culturalmente, os homens ainda são um pouco resistentes com relação a cuidar da própria saúde, mas precisamos mudar essa situação. Até porque, muitas doenças evoluem muito mais facilmente para a cura quando descobertas de forma prematura”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

Outras ações também serão desenvolvidas durante o mês de novembro. No dia 18, sábado, a partir das 9h, na Praça Sant’Ana, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Rotary Club, fará uma ação de conscientização com pedestres e motoristas que passarem pela Rua Nove de Julho.

 

Já no dia 22, quarta-feira, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, será distribuído material informativo durante as quartas de final do Futebol Super Máster, que reúne jogadores a partir dos 50 anos.

 

O câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

 

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web